Colônia ou simplesmente Köln

Uma das catedrais mais colossais da Europa.Não há duvida que a Dom, a grande catedral de Colonia, é um monumento grandioso que vale a pena ser visto. É linda em cada detalhe.

Dom, Colonia
Dom, Colonia

Mas não poderíamos deixar de registrar nossa decepção de ver que, justamente em suas imediações, a cidade (diferente de outras grandes cidades européias) tem muitos pedintes e desocupados à espreita, ficando aquém tanto de nossa expectativa, quanto de outras grandes cidades alemãs.
Foi a única cidade da Europa onde sofremos assédio, sendo seguidas nas imediações do Germanisch Museum Romanische e no pátio da Dom por 3 homens (aparentemente, não alemãs) em plena luz do dia. Nos perseguiram e so não nos abordaram porque nos aproximamos de um casal desconhecido, o que os fez parar de nos seguir e interrompeu tal assedio. Não sem antes acabar completamente com nosso passeio: sequer retornamos para visitar o museu. Uma experiencia muito ruim, que nos deixa na obrigação de avisar a quem goste de viajar só ou em dupla.
A HauptBahnHof e os outros terminais (como o Deutz) são mais confusos que as demais estacoes de outras cidades alemãs ( e conhecemos inúmeras em nossas tres viagens à Alemanha).
Enfim, visite, mas estude bem a logística da chegada e saída e não ‘dê bobeira’ pelas imediações da Dom. sozinho ou com 2 pessoas somente (nos demais locais da cidade nos quais estivemos inclusive à noite, não tivemos problema).

Bem, isto registrado – e apesar disso – não se pode negar a beleza de Colonia.

Colonia e seus prédios modernos contrastando com ruinas seculares
Colonia e seus prédios modernos contrastando com ruínas seculares

As belas pontes e a vista da cidade à beira rio que se tem ao fazer uma caminhada ate a cidade velha ou até as imediações da fabrica de chocolate, por exemplo, são um agradavel passeio. Outro ponto que merece destaque são as ruínas românicas, que se pode encontrar espalhadas em vários ponto da cidade, mesmo fora do centro. E nao se pode esquecer de mencionar as inumeras e ótimas cervejarias que se tem na parte antiga da cidade, com seu característico copo de 200 ml e coloração âmbar. Realmente a cerveja de colonia é muito boa.
Enfim, vale conhecer? Sim. Mas recomendamos cuidado redobrado nas imediações da Dom e do Museu,especialmente no inverno quando a cidade tem menos turistas e tem estes pontos mais vazios.
No centro ainda é comum muitas lojas da famosas água de colonia 4711, para quem gosta de colonia.
Ficamos 2 dias. Acho que é o suficiente…

Onde nos hospedamos: nos hospedamos num Novotel,  no mesmo lado da Dom, mas bem distante do centro, apesar de um bom hotel, é preciso transporte ou uma longa caminhada. Para 2 dias na cidade, acho que nao compensa ficar tão distante. Mas o Hotel é bom…!

Várias Ruinas da era românica são espalhadas em diversos pontos da cidade

Onde ir:
Centro da cidade velha
Cervejarias de Colonia,
belas e antigas, com destaque para a Brauerei Päffgen, na Friesenstraße 64: a cerveja e otima e o ambiente muito informal como se espera de uma cervejaria / bar e o prédio chama a atenção com seus vitrais lindos, que lembra uma igreja! Alem da Cervejaria Sion e da Peter’s, todas em predios lindos e com cervejas Kölsch espetaculares!
Recomendo ainda atenção especiais aos muitos fragmentos de ruinas, espelhadas por toda a cidade e uma visita ainda que so na loja da Fábrica de chocolate (de trenzinho ou a pé, conteplando as belas margens do Reno, como fizemos (aproveite o percurso e dê uma espiada no predio da Microsoft!) E reconendo ainda uma visita ao  Germanisch Museum Romanische, que tem pequeno acervo em seu patio externo e fica ao lado de outro predio lindo, que é o Museum Ludwig


Clique para conhecer o album de Colonia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *