Dresden no ano novo

A bela Dresden, a cidade fênix , é um dos mais belos destinos na Europa!

Dresden é a capital do estado Saxônia, uma das mais lindas e emocionantes cidades da Europa que já conhecemos!

Fabulosa Dresden
Fabulosa Dresden

Linda, povo amável, arquitetura deslumbrante, beleza natural nas duas margens do esplêndido rio Elba, Dresden é uma joia da Europa, contribuindo para a Alemanha ser o pais mais bonito,rico culturalmente e interessante que já conheci!
Uma Dica de ouro: não caiam na falácia que se pode conhecer Dresden em uma parada de trem de um dia entre Berlim e Praga…. porque alem de não conhecer realmente Dresden, você ainda achará que a conheceu …. e perderá a oportunidade de realmente apreciar uma cidade incrível, histórico e culturalmente rica, como ela merece.
Fique no mínimo 3 dias em Dresden. Reserve um dia inteiro para o Hop On Hop Of, outro para explorar o centro histórico e pelo menos visitar o Museu da Cidade e ver as margens do Elba ao entardecer e outro para fazer compras em seus shoppings incríveis!
Tivemos a sorte de comprar uma promoção da rede Accor e ficar hospedados no excelente Pullman em Dresden, que foi o melhor hotel que já nos hospedamos até hoje pela rede Accor! Localizado perto da estação, facilita demais a chegada e, ao mesmo tempo, fica a poucos minutos do centro histórico. O café da manhã desse hotel vale cada centavo investido na diária. É simplesmente sensacional! Dresden é sensacional! Dividida entre Cidade velha, que é onde fica seus prédios históricos e cidade nova, por uma infelicidade da segunda guerra, a cidade nova possui prédios mais antigos que a Cidade velha, já que nesta parte da cidade a maioria dos prédios foi totalmente destruídos pelos aliados na segunda guerra.

Mural de azulejos
Mural de azulejos

E quando digo “destruída”, não digo com “avariada” pela guerra, não. A cidade – maioria absoluta de civis – foi duramente atacada pelos Aliados, por bombardeamento aéreo pesado e pior, com as chamadas “bombas de fósforo” que arrasou quase que completamente a parte antiga onde se concentravam os prédios históricos e seculares, em uma extensão imensa, deixando a cidade inteira e o que sobrou dela ardendo em fogo por mais de cinco dias (isso é documentado e está claramente exposto em vídeo e fotos, em um museu da cidade de Dresden).
De modo que por esta catástrofe cometida pelos aliados contra a população civil da Alemanha, a cidade nova possui prédios originais mais antigos que a cidade velha, hoje praticamente toda reconstruída, utilizando inclusive material que pode ser recuperado dos escombros, tais quais sinos, estatuas que foram recuperadas.
Não pretendo me estender.
Até porque infelizmente ha coisa que só vendo ao vivo, in loco.
Mas ter a oportunidade de conhecer a cidade de Dresden tal como é hoje, 70 anos apos a guerra que praticamente tornou seu centro um crematório, é algo realmente emocionante.
E incrível como a cidade de Dresden ressurgiu e é o que é hoje.
Ao povo alemão, especialmente aos bravos habitantes de Dresden, todo o meu respeito, toda a minha admiração e todo o meu grande apreço.
Ponto.
Vamos ao turismo?

Interior Semperoper
Interior Semperoper

Já no primeiro dia embarcamos em um Hop-On-Hop-Off, que custou cerca de R$ 30 euros, mas com ele fizemos passeios incríveis, tanto na parte da cidade velha, quanto na cidade nova, que fica do outro lado do rio Elba, vale muito a pena! Recomendo!
O que se destaca em Dresden e se faz facilmente com 3 dias:
Theather Platz: onde fica concentrado o teatro, o museu de porcelana, e outros pontos turísticos centrais.
Semperoper, Palácio da Coroa e Jardins do Zwinger – Dentro é um espaço grandioso com belíssimo jardim
Fraunkirche: linda também foi reconstruída totalmente com ajuda inclusive de um matemático alemão que ganhou o premio Nobel e o doou quase que integralmente para acelerar a reconstrução da belíssima Fraunkirche. Tivemos a sorte de assistir a um concerto de natal gratuito no dia 23 dentro da Igreja, divino!
Torre da Rathaus e Kreuzkirche: pertíssimo da Theater Platz, você passa por ali quase todos os dias…
Dresdener Schloss: o castelo de Dresden
Mural de Azulejos de Maisen: é um painel incrível que retrata séculos com a evolução dos muitos príncipes eleitores da saxônia, uma obra de arte linda em plena rua!

Fábrica Volks
Fábrica Volks

Fábrica da Volkswagen: é incrível essa fábrica da Volks, conhecida como “fábrica transparente” é toda a fachada e lateral é em vidro, permitindo ver algumas etapas da construção do carro ponta de linha da Volks, tem ainda expostos modelos antigos e um pequena sala de vídeo com varias peças de publicidade geniais da Volkswagen, incluindo sobre o Fusca a Kombi. Não optamos pelo passeio guiado por questão de tempo,mas mesmo sem fazer a visita completa é possível ter acesso aos carros antigos expostos, a vista da cúpula e a sala de vídeo,além do bar! E um projeto futurista e tanto!
Pont AugustusbruckeTerraço de Brühl – ao cruzar a ponte se chega a feirinha de natal da Rua Augustiner, e se conhece ainda dois belíssimos palácios e o melhor: desfrutamos de preciosas horas no entardecer admirando a cidade do outro lado do rio, às margens do Rio Elba, com a bela Augustusbrucke ao fundo! Cinematográfico!
– Conhecemos ainda através do Hop On Hop Off, um bairro nobre no alto da cidade nova, em uma colina com casas belíssimas e atendido por um tram, ao final se tem a Cervejaria Brauhaus am Waldschlosschen: neste dia almoçamos por lá e provamos uma das melhores cervejas de toda a Alemanha, a cervejaria é linda, decorada com objetos antigos. Vale a pena a visita, se gostar de cerveja então, ai é obrigatória a visita!

Ano Novo em Dresden
Ano Novo em Dresden

Ano Novo em Dresden:  o ano novo em Dresden é ótimo e animado, nosso hotel estava cheio e teve festa com várias bandas alemãs no entorno do Theater Platz e na queima de fogos com os belíissimos prédios históricos e a ponte fundo, alem de alguns bares abertos até meia noite,ou seja, garantia de cerveja alemã até meia noite!
Destacamos ainda o Museu que abriga a História de Dresden, um pouquinho adiante do centro histórico, mas que é visita Obrigatória para se ter uma ideia do que foi as atrocidades da guerra também para o povo alemão: Stadt Musem Dresden, imperdível, com 3 andares de pura história da cidade, seu glorioso passado como capital da Saxônia, registro do que foi a Guerra e sobretudo, de como a cidade deu a volta por cima e se reconstruiu das cinzas.
Dresden deveria chamar-se “Fênix”.

FOTOS DRESDEN


One thought on “Dresden no ano novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *