Leipizig: uma grande cidade alemã!

Leipizig é apaixonante, cheia de vida,desenvolvida e berço de música clássica!

Leipzig
Leipzig

Nos moldes de Berlim, apenas um pouco menor, a cidade ainda tem um plus: respira musica clássica. Com uma universidade renomada e setores acadêmicos predominantes no centro, a música clássica também faz parte intrínseca de Leipizg e está por toda parte. Leipizig teve a honra de ter por sublime morador, cantor e regente de coro da igreja luterana local, ninguem mais ninguém menos que o imortal Johann Sebastian Bach, que alias está enterrado na mesma igreja a qual dedicou sua vida. Tivemos a alegria de ali ouvir e assistir, por apenas 2 euros, o Coro de Thomaskirche –  do qual Bach foi integrante – com orquestra e orgão de tubo! – em mais de 1:30h de musica magnifica e emocionante.
Richard Wagner tambem nasceu em Leipizig. Goethe, um dos maiores escritores e pensadores de todos os tempo, também nasceu e viveu em Leipizig. Idem Mendelssohn, outro ícone da música clássica.  Ah! E o grande Hanneman, da homeopatia, também  nasceu e viveu em Leipzig!

Leipizig
Leipizig

Foi em Leipzig, na Igreja de São Nicolau (curiosamente tem cultos “bi-religiosos”: católicos e protestantes ate hoje utilizam a mesma igreja, apenas com culto /missa em dias diferentes) onde iniciaram-se as marchas a favor da reunificação da Alemanha, que culminaram com a queda do muro de Berlim, sua vizinha.
Apesar de muito alvejada na segunda guerra, conserva ainda prédios de seculos passados e outros restaurados, como aliás ocorre em toda a Alemanha.

Leipizig
Leipizig

O que fazer em Leipzig:

Alem de andar a toa numa cidade linda e pequena, genuinamente alemã, ha coisas que recomendamos e que se pode conhecer em 2 ou 3 dias, que são:

Universität Leipzig – e uma construção moderna que contrasta com a parte da catedral que ficou intacta apos a 2º guerra.

Thomaskirche: nao deixei de conhecer e entrar na Thomaskirche, pois em seu interior tem um pequenino museu de Bach que abriga originais de algumas de suas partituras, seu violoncelo e outras reliquias, alem de seu túmulo, já que seus restos mortais ficam na igreja.
Um plus: procure antes no site da igreja e tente assistir a um concerto de musica clássica na Thomaskirche:  foi um dos mais bonitos que ja ouvi com o coro da própria igreja (o mesmo onde cantou Bach) e orquestra espetacular, alem de ouvir o orgão de tubo, o mesmo tocado por Bach…. uma emoção ímpar.

igreja de São Nicolau: linda, com uma parte que data do século X. Era lá que se organizavam e depois saiam em marcha os manifestantes pela reunificação alemã, que deu inicio a uma serie de manifestações que depois se estenderam a todo Alemanha e, de certo modo, culminou na queda do muro de Berlim.

Alte Borse e Goethe Memorial: a admirável praça com a estatua de Goethe, atras o “Alte Borse”, uma pequeno e belíssimo prédio, cravado no meio da cidade.

Zeitgeschichtliches Forum:  um museu incrivel que conta um pouco da historia da Alemanha oriental até  os dias de hoje. tem exposição avulsas e permanente e o mais incrivel: a entrada é gratuita! E a nossa cara de total surpresa apos perguntar o valor da entrada e receber “nada, é gratis” por resposta deve ter sido engraçada…Pois apos isso o o atendente nos perguntou de onde éramos..rsrs

Passeiei pelo Markt square, o mercado municipal com autênticos produtos alemães. Ocorre às sextas.

Cervejaria Thomasbräu – tome uma cerveja na Thomasbräu, ela fica Thomaskirche Thomaskirchee produz excelentes cervejas, uma das melhores pilsen’s que ja tomei em toda a Alemanha!

Madler Passage : conheça a famosa galeria, com suas muitas entradas, dá a impressão que esteja sempre no caminho de quem circula no centro de Leipizig! rs

Volkerschlachtdenkmal: compre um passe diário e vá conhecer o majestoso monumento do Volkerschlachtdenkmal, em homenagem aos soldados da batalha onde Napoleao perdeu a guerra para seus aliados. Majestoso, lindo e muito, muito grande.
(para quem gosta muito de futebol, a Arena Leipzig, fica ao lado!)

Russische kirche (Igreja Russa): no caminho do Volkerschlachtdenkmal, tem uma fachada bonita e vale a pena descer do tram para conhece-la!

Stadtgeschichtliches (museu da cidade) nao entramos nele, mas o prédio é lindo e fica bem no centro da cidade.

Hauptbahnhof – O predio da Hauptbahnhof de Leipzig é uma atração por sí so, imensa, é a maior estacao da Alemanha!

Augustusplatz, Universidade, Dom e Mendebrunnenm, uma fonte que é verdadeira obra de arte – ficam em conjunto arquitetônico cravado no centro de Leipizg de modo que se conhece as tres ao mesmo tempo passeando no centro da cidade.

Neu Rathaus, que é um prédio lindo e colossal. Vizinho de outros belíssimos.

Monumento aos Judeus: próximo a neus Rathaus, fica o o Monumento aos Judeus, com uma serie de cadeiras vazias onde outrora foi a Sinagoga, destruida na 2º guerra. Bem tocando esse monumento.

Onde nos hospedamos em Leipizig: super recomendo o Ibis Leipizig, central, novo e ótimo.
Fica a 5 min a pé do centro, ao lado de um shopping com supermercado e a menos de 5 min da HauptBahnHof.
O bom de Leipizig tambem é isso: tudo fica perto, então se aproveita ainda mais o dia, não sendo necessários deslocamentos.

Resumo: das (muitas) cidades que conhecemos na Alemanha em três viagens por la (ate 2017…rs) leipizg disputa com Berlim e Dresden a posição de “melhores cidades alemãs”. Creio que 3 dias sejam suficientes, como tínhamos tempo, ficamos por lá 5 dias. E deu vontade de nem sair!

Clique para conhecer o album de Leipizig:

2 thoughts on “Leipizig: uma grande cidade alemã!

  1. Kátia disse:

    Como é possível ver os horários de missas na Igreja de São Nicolau?

    1. admin disse:

      Ola Katia, acho mque vi sua pergunta muito depois não e? Estavamos viajando por ai pela Alemanha tambem nesse periodo.
      Mas de qq modo o site da igreja é http://www.nikolaikirche.de
      Eu nao consegui abrir, mas pelo history o calendário de missas ficaria por aqui> http://www.nikolaikirche.de/aktuelles/kalender/
      Como foi sua viagem? Grata por seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *