O que fazer em Berlim?

O que fazer em Berlim? Roteiro completo do que fazer em Berlim e dicas de bate e volta de Berlim!

Em duas visitas, que somadas dá mais de 30 dias passeando pela cidade de Berlim, sem contar os bate voltas, conhecemos muitas coisas, e traçamos um roteiro completo, em atrações e locais que efetivamente estivemos e visitamos, mais ou menos por ordem de nossa preferência!
Escolha as atrações de sua preferência, discorremos sobre elas aqui e aqui… e bom proveito!
Segue:

Ilha dos Museus
Imperdível e fica no coração da cidade, perto da AlexanderPlatz e bem no finalzinho da Unter Der Linden, a mais bela avenida de de Berlim, onde é tão rica a arquitetura que torna-se difícil descrever. A Ilha dos Museus é 100% identidade de Berlim, reserve um museu por dia e divirta-se! Se não puder ir em todos os Museus, veja o Bode por fora, pois a coleção não é lá estas coisas… Mas não deixe de ir ao Alte Museum coleção grega e etrusca de cair o queixo e não deixe de ver o Pergamom que tem o antiquíssimo portal de Ishtar, da antiga Babilônia, é inacreditável ver de perto e ao vivo esse monumento histórico, quase que inteiro no museu Pergamon de Berlim. Curiosidade: Os famosos leões de Ishtar, que adornam o portal, alguns deles encontram-se em paris, no Louvre, apesar de a maioria permanecer em Berlim!

Ilha dos Museus

 

Ilha dos Museus

 

Bode Museum

 

Berlim, Dom, Alte Museum

 

Ilha dos Museus

 

Ilha dos Museus

Reichtag
Com um áudio guia moderno que se auto aciona à medida que se chega a determinados pontos do Reichtag, e imperdível por vários motivos: seja pelo valor histórico do Reichtag, seja por sua magnifica reconstrução, no pôs guerra, seja pela vista magnifica que permite de toda a cidade. e é de graça, acreditem! pode ir de dia ou de noite, são belezas diferentes e vale a pena as duas visitas!

Reichstag, Berlim

 

Berlim, entorno do Reichstag

 

Reichstag, Berlim

 

Reichstag, Berlim

 

Reichstag, Berlim

 

Visita ao Reichstag, Berlim

 

Berlin natal 2015

Gedächtniskirche, Breitscheidplatz e WittenbergPlatz
Para mim, a parte mais querida de toda a Berlim! A igreja preserva as ruinas da II Guerra na sua torre, numa alusão explicita aos olhos de todos, que nunca mais se deve repetir…A visita a seu interior e emocionante, inesquecível e nos lembra que a guerra tem vítima em todos os lados, não nos enganemos. As vidas ceifadas de alemães civis e inocentes são tão tristes quanto todas as demais vidas ceifadas na mesma guerra.
Duplamente emocionante a Gedächtniskirche, já que infelizmente, em 2016 teve um atentado terrorista no mercado de natal que fica em sua praça e que virou símbolo, com um monumentos e linha dourada no chão, da indignação contra o terrorismo.
Além disso o entorno da praça, e bastante rico culturalmente> ali temos a KaDeWe, uma loja de departamento gigante e histórica, o Zoo e a WittenbergPlatz, dai eu recomendar a Hospedagem neste entorno de Berlim!
Dica> na Winttembergplatz, bem em frente ao Ibis e Budget, tem uma pequena padaria, comprem qualquer pão doce ali, é um dos melhores do mundo!!

Gedächtniskirche , Berlin natal 2015

 

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

 

Gedächtniskirche

 

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

 

Wittenbergplatz, Berlin, Deutschland

 

Wittenbergplatz, Berlin, Deutschland

Topografia do Terror
Uma das melhores aulas de história que faz as pessoas compreenderem como o nazismo despontou, tomou corpo e ganhou espaço vindo por fim a subjugar um povo tão admirável como o povo alemão. Mostra os bastidores da SS e sua imprescindível atuação neste medonho processo. Diria que uma ou duas visita com tempo a Topografia do Terror, vale por dezenas e dezenas de livros, consumira 4 ou 5 horas talvez ler toda a exposição, que diga-se de passagem, é de graça. Quem gosta do tema II Guerra ou como eu tem interesse para entender como isso se deu a apenas 70 anos atrás num pais incrível como a Alemanha, tem que visitar a Topografia do Terror. É imperdível! Mesmo! Reserve um dia só para isto, ali no entorno se tem outras atrações que se pode visitar no mesmo dia, como o Checkpoint Charlie, que era o ponto da passagem do setor americano para a republica oriental alemã, é meio para “inglês ver” ficam uns caras fantasiados e tal, dizem alguns que sequer era ali exatamente o ponto de acesso americano a parte oriental, mas de qq modo, tem que tickar o Checkpoint Charlie, estando em Berlim, então se pode ir no mesmo dia!
Tem tb o Museu do Muro, para quem tiver vontade de saber mais sobre a reunificação da Alemanha, não entrei em minhas duas visitas a Berlim, mas pode valer a pena e fica pertinho…

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

 

Centro de documentos Topografia do Terror, em Berlim

 

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

 

Topografia do Terror

Check Point Charlie
Ponto da passagem do setor americano quando a Alemanha era dividida entre oriental e ocidental, atualmente é meio que para “ingles ver”, com uns atores fantasiados de soldado para fotos e tal… De qq modo, em visita à Berlim, não deixe de conferir o Checkpoint Charlie! Ainda que seja para uma foto.
A região do entorno é muito interessante, além de ter o Museu do Muro e sempre rola exposições interessantes que podem valer a pena ser vistas nas adjacências…

Berlin natal 2015

Museu Pergamon
No Pergamon Museum tem o antiquíssimo portal de Ishtar,da antiga Babilônia, é inacreditável ver de perto e “ao vivo” esse monumento histórico, gigantesco, remontado quase que inteiramente dentro no museu Pergamon de Berlim. Curiosidade: Os famosos “leões de Ishitar”, que adornam o portal, alguns deles encontram-se em paris, no Louvre, apesar de a maioria permanecer em Berlim, no Pergamon, junto ao Portal, em sua formação original.

Ilha dos Museus

Alte Museum
Além de sua suntuosa arquitetura, ele é vizinho da Dom, a catedral de Berlim e fica bem no comecinho da Ilha dos Museus, o Alte Museu também merece demais uma visita de quem está por Berlim!
Com uma respeitável coleção grega e etrusca, lá se vê os belos vasos etruscos de 600 anos A.C. que deixa qualquer um boquiaberto!

Berlim, Dom, Alte Museum

 

Alte Museum, Berlim

 

Alte Museum de Berlim, arte da grécia, Ilha dos Museus, alguns séculos A.C.!

 

Alte Museum, Berlim

Museu Histórico de Berlim
Não me lembro muito nitidamente de sua coleção, mas basicamente reúne acervo da origem e Historia alemã
e sua realeza e dinastias. ao longo da Historia. Pode não ser lá muito interessante, mas tem sempre exposições temporárias incríveis, vale conferir a exposição da vez!
DDR Museum
Reúne objetos e informações de época, sobre a republica alemã oriental… quando as Alemanha foram divididas, no pôs guerra…. não diria ser “imperdível” exceto, claro que você seja um apaixonado pelo tema, mas estando em Berlim, agende algumas horas para visitar este museu! Ele fica tb no entorno da Ilha dos Museus, d e frente para o Rio Spree e vale a visita. Mas não é um museu imperdível, em minha opinião… Na Alemanha, como em Leipiz, tem museu muito mais completo sobre os tempos da república oriental Alemã, ok?
A foto abaixo é nas imediações do DDR, que fica em frente a Ilha, na ougra margem do rio Spree.

Ilha dos Museus, em Berlim, 2015

 

Ilha dos Museus, 2017

Schloss Charlottenburger
Vale a pena reservar um dia para visitar os palácios e este bairro pertíssimo de Berlim. E barato e compreende 3 visitações distintas as residências reais, onde se poderá observar o ótimo gosto da realeza alemã! E agende apos sua visita um pulinho na Lemke Cervejaria, que fica pertíssimo dos museus e é uma autêntica cervejaria alemã! Se for no Natal, aproveite a feirinha que tem por lá, uma das melhores de Berlim!

Schloss Charlottenburg

 

Weihnachtsmarkt Charlottenburger

 

Schloss Charlottenburg

Berliner Unterwelten
Imperdível! Se organize para ir num tour, que ocorre sempre em torno de 10h
E uma dos melhores tours sobre segunda guerra que já fui nessa vida.
e um tour a um dos muitos bunkers da segunda guerra mundial, esse preparado para ser um abrigo anti bombas aereas, construindo aproveitando o tunel de metrô de Gesund Brunen,=. Ja na entrada uma supreendente ” tecnologia” na tinta que pintavam compartimentos que permitiam, já em 1940, a visão noturna de parede e placas, permitindo a locomoção em silêncio dentro dos clautrofóbicos corredores que serviram de abrigo para milhares de alemaes. Do lado de fora da estacao de metrô, inclusive, mantiveram dois alicerces de concretos para abrigar vigias do bunker, realmente imperdível o tour!
Uma verdadeira aula de História, que permite compreender o que foi a Guerra do ponto de vista dos moradores de Berlim!!
Infelizmente nao e permitido fotografar.

Berliner Underwelten - Bunker Nazista

 

Berliner Underwelten - Bunker

 

Visita guiada ao antigo Bunker Nazista

Andar no Ônibus 100
O Ônibus 100 é praticamente uma entidade…rsrs… serve aos moradores, mas vive cheio de turistas, pois tem 2 andares e a disputa pelos melhores lugares no segundo andar é realmente acirrada!!!
Ele passa pelos principais pontos turísticos de Berlim e é absolutamente imperdível ao menos 1 “rolezinho” no Famoso Ônibus 100 para quem visita Berlim!
na foto, o Bus 100 passando em frente à KaDeWe!

KaDeWe

Portão de Brandemburgo, na Pariser Platz
O cartão postal de Berlim, nem há mais o que falar. Simplesmente vá e contemple!! Ali perto da Pariser Platz, tem a famosa Friederich Strasse e os edifícios oficiais do governo bem como as embaixadas e o melhor: logo ao lado do Portal de Brandemburgo ficam outras atrações turísticas incríveis como o “Monumento aos Judeus”, que tem um museu com mostra fixa sobre o holocausto no subsolo (é gratuito) e vários blocos de concreto representando os milhares de judeus dizimados na segunda guerra e também fica ali perto, o Reishtag e a cervejaria Hopfingerbräu.

Berlim, Portão de Brandemburgo

 

Berlim, Portão de Brandemburgo

 

Brandemburg Tor, Berlim

 

Portão de Brandemburgo

 

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

Monumento dos Judeus, imediações da Pariser Platz
Bem ao lado do Portão de Brandemburgo, é outra atrações turísticas imperdível para quem visita Berlim! na parte externa tem vários blocos de concreto, representando os milhares de judeus dizimados, e, em seu subsolo, existe um pequeno museu com mostra fixa sobre o holocausto, cuja entrada é gratuita. Vale a pena reservar um tempo (sempre tem fila)e visitar ambos.

Monumento aos Judeus

Cervejaria Hopfingerbräu im Palais
sdsdsdsdsdsdsd sdsdsd
Loja KaDeWe e Kaufhaus
Imperdível passar horas na KaDeWe, não que tenha “oportunidades de compra” propriamente…rsrs. mas e um prédio histórico que apos bombardeado na Guerra, atuou como um símbolo da reconstrução de Berlim, voltando a brilhar hoje como centro de compras e crescimento da cidade!
E no natal é imperdível, as vitrines são lindas e as lojas são lindas!
Recomendo tb ir para um almoço em seu restaurante, self service chique, no último andar!

KaDeWe

 

Berlim KaDeWe

 

Berlim, Alemanha, Natal

 

Berlim

Hackescher Markt
Tem uma arquitetura bacana e [é bem alternativo, vale a visita!
Ali na sequencia do Hackescher Markt, tem uma Cervejaria Lemke tb, se tiver sede, apos rodar pelo Hackescher Markt, de uma passada por lá!

Hackescher Markt

 

Cervejaria Lemke, de Berlim.

Cervejaria BRLO
Um achado! Um galpão perto da estação de metro que vai pro Museu de Tecnologia, sempre cheio e não é para menos! Produz as próprias cervejas, tem varias tipos de cerveja à venda e ademais o melhor purê de batata que já comi na vida! Se você ama cerveja alemã, anote a dica: se visitar Berlim, você PRECISA ir a BRLO!!!

Cervejaria BRLO

 

Cervejaria BRLO

 

Cervejaria BRLO

Mercados de Natal = Feirinhas de natal
Imperdível para quem tem a oportunidade de visitar a Alemanha entre novembro e dezembro, recomendo todos…rs.. mas os que mais gosto são as feirinhas de natal do “Gendarmemarkt”, essa é a única que cobra 1 euro a entrada, mas é a menos turística e que reúne mais alemães nativos, vale a pena….
Além dela tem a deliciosa feira de “Charlotteburger” e “Gedächtniskirche” minha favorita porque amo essa região!!

Berlin natal 2015

 

Berlim

 

Gedächtniskirche

 

Weihnachtsmarkt Charlottenburger

 

Feirinha de natal

 

Charlotteburger Feira de Natal 2017

 

Feirinha de natal

Gendarmenmarkt
Além de ter a ótima feirinha de natal em dezembro, o Gendarmenmarkt é uma praça belíssima de Berlim que reúne 3 espetáculos de sua arquitetura: a Catedral Francesa, a Catedral Alemã e o Conservatório Música.
Quando ali estiver reserve um tempo para a excelente Chocolateria Rausch: que tem chocolates deliciosos, uma “decoração saborosa” e um ótimo chocolate quente no segundo andar, com sorte, terá vista para as catedrais e o conservatório, enquanto degusta um dos melhores chocolates quentes de sua vida!

Gendarmenmarkt, Berlim

 

Chocolateria Rausch, Gendarmenmarkt

 

Chocolateria Rausch, Gendarmenmarkt

Catedral de Berlim (Dom)
Nela não entramos, mas por fora e uma obra de arte!!

Ilha dos Museus

 

Catedral de Berlim

Fórum do Palácio de Berlim
E onde ficam exposições sobre o palácio de Berlim que ainda está sendo reconstruído. Um de meus projetos de vida> voltar a Berlim quando terminar a sua reconstrução! mas enquanto isso não ocorre, dê uma passada no fórum, que é gratuito e fica em frente a Dom, tem vídeos da historia do palácios, fotos de seu tempo áureo e livros espetaculares a venda, alguns gratuitos, sobre o palácio e sua reconstrução, mimos que só a Alemanha tem!!
Cervejaria HB, em Berlim
Uma cervejaria genuinamente alemã, giganteeeee, com 2 andares, que quase todo dia fica lotada, é realmente impressionante ver quantas pessoas diariamente bebem por ali!
E é muito mais simpática que a matriz de Munique (é menos “pra turista”, apesar de ser “pra turista”, se é que você me entente…rs.. a HB de Berlim, tem atendimento menos “comercialzão” e é sempre muito divertido terminar o dia por ali, além de a cerveja ser ótima!! A comida vegetariana, nem tanto…. mas compensa ir e voltar vários dias!

Cervejaria HB, em Berlim.

 

Munique  2016

 

Berlin, HB

 

HB

East Side Gallery (arte pintada no Muro de Berlim)
Tire uma tarde ou manha e vá passear por 1 km de muro, um museu a céu aberto em Berlim! Fica meio que em bairro periférico, eu não iria sozinha a noite, ok?

Muro de Berlim

 

Muro de Berlim

 

Muro de Berlim

 

Muro de Berlim, 2015

 

Muro de Berlim

Campo de Concentração de Sachsenhausen
Em Oranienburg, cidadezinha vizinha a cerca de 40 minutos de Berlim. E um campo de concentração alemão, que no pôs guerra passou a servir os russos, transformando no “Campo Especial 1”. O que isso significa para quem visita? e um campo 2 em 1… logo reserve um dia inteiro e um sapato confortável porque você ira andar o dia todo em suas muitas áreas abertas a visitação e para ver todo seu acervo, que inclui, desde registro histórico de experiências médicas de eugenia nos anos nazistas, até peças da época que foi ocupada pelos russos.
Uma dica: ao comprar o passe de trem, certifique-se ser da área ABC, vimos varias pessoas sendo multadas no trem por não se atentar para isso (Oranienburg é região “C” ) na hora da compra…

Campo Concentração Sachsenhausen

 

Campo Concentração Sachsenhausen

 

Campo de Concentração de Sachsenhausen

 

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Potsdam (cidade histórica, a apenas 45 minutos de Berlim)
Potsdam (cidade histórica, a apenas 45 minutos de Berlim)
Uma graça de cidade que servia de região de veraneio para a família real da Prússia, que merece bem mais que um mero bate e volta de apenas 1 dia. Se der reserve o Mercure Potsdam City de lá e fique uns 2 ou 3 dias, para sorver aos poucos essa bela pequena cidade alemã, uma graça de cidade, onde tivemos a oportunidade de passar 04 dias incluindo o Ano Novo e foi realmente sensacional!!!
Mas.. se de tudo não tiver tempo para ficar mais de 1 dia por lá, reserve um dia ao menos para o bate volta e visite ao menos o complexo de palácios ali existentes, cuja “cereja do bolo”, é o magnífico palácio de Sansoussi!!!
Segue link sobre Potsdam aqui e aqui

Berlim Potsdam

 

Potsdam, jardins

 

Potsdam

 

Potsdam

 

Sanssouci, Potsdam

 

Potsdam, Quarteirão Holandês

Fábrica de porcelana KPM de Berlim
Outra achado da viagem! Fica atrás do Novotel Am Tiergartem nas imediações do Tiergarten… trata-se de uma fabrica de porcelana que tem 250 anos… e reúne um pequenino museu sobre sua existência ao longo dos últimos 2 séculos e na História Alemã, além de ser um museu perfeito para se saber mais sobre a fabricação de porcelana, em cada etapa.. além de ter um café e uma loja de fábrica, mas, pelamordezeus, á loja de fábrica de porcelanas não é nada que lembre outlet, ok? rsrsrs (e cuidado para não esbarrar em nada ao se deslumbrar pela belíssima loja: qualquer xicara ali custa mais que a passagem de ida e volta a Europa..! rsrsrsrs)….

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

 

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

 

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

 

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

 

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

 

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

 

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

Museu Bode Museun
Well…. não seria um museu para chamar de “inesquecível”, muitas arte sacra medieval, eu particularmente não gosto… Mas ele é notável por sua belíssima arquitetura e seu café no segundo andar… Tendo tempo, vá! Em torno de 10 euros a entrada. OU aprecie por fora sua arquitetura e vá só no café experimente as tortas alemãs por lá, tb são quase obras de arte!!

Bode Museum

 

Bode Museum

 

Café do Bode Museum

Museu da Tecnologia
O museu é beeeeem grande, se for, vá com tempo. Particularmente, achei que pode ser mais interessante para criança ou estudante de física ou aficcionados por carros antigos…rsrs… mas se tiver tempo de sobra em Berlim, evidente que vale a visita! Só considere que é programa para o dia inteiro, pois 1 ticket dá acesso a 3 museus em prédios distintos (e os prédios são bem grandes…)
Dica: se for, passe na volta pela Cervejaria BRLO, fica pertinho da estação de metrô e é uma das melhores cervejas de Berlim!

Museu da Tecnologia em Berlim

 

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

 

Museu da Tecnologia em Berlim

 

Museu da Tecnologia em Berlim é perfeito para crianças, mas se você tiver tempo de sobra na cidade, vale uma visita. So prepare-se e vá munido de tempo, pois o museu contempla 3 prédios e exposições distintas entre si!

 

Museu da Tecnologia em Berlim

 

Museu da Tecnologia em Berlim

 

Museu da Tecnologia em Berlim

Lojas Mercedes-Benz
A Mercedez é alemã, todo mundo sabe disso. Mas destaco em Berlim duas lojas fabntasticas que deve echer o alemão de orgulho: uma revendedora da Mercedes, nas imediações Novotel Am Tiergarten, e a Loja, que é mais conhecida por ficar na Unter Der Linden.
Aos aficcionados por belos e moderno carros, só 1 conselho: vá! de belíssima a revendedora, e lindissima, moderna e com os melhores modelos Mercedez expoxtos para compra! E alem disso, tem lojinha de compras e bom restaurante para almoço e cerveja.
Note que não é a loja da Mercedes famosinha na Under den Linden, ok? Ambas merecem visitas, mas essa revendedora é bem mais interessante!!

Revendedora da Mercedes, Berlim

 

Revendedora da Mercedes, Berlim

 

Loja Mercedes, Berlim

Loja da Nívea (na Avenida Unter den Linden)
Nivea é a cara de Berlim! Vá na loja da Nívea da Unter Der Linden e se delicie!!

Loja Nivea, Berlim

Praça Alexander Platz e Torre de TV AlexanderPlatz
A torre de TV também é cartão postal de Berlim, logo visita e obrigatório. Podem é mais populoso que demais pontos, o que acaba deixando menos charmosa que outras praças…
Se tiver um dia de sol, vale a pena subir à Torre, a vista de lá compensa, tem um bar lindo. Apenas é caro subir então só compensa se o tempo tiver lindo realmente, para aproveitar a vista, em minha opinião.

Berlin, Torre de TV, Alexander Platz

 

Torre de Tv da Alexander Platz

 

Berlin natal 2015

Staatsoper Berlin (Ópera de Berlim)
Na bela Avenida Unter Der Linden, não entramos, porem só a arquitetura do prédio em si, ladeado pelo não menos lindo prédio Universidade Humboldt e do Fórum do Palácio de Berlim, já vale colocar na programação, na sua lista de “visitas imperdíveis em Berlim!
Universidade Humboldt (na Avenida Unter Der Linden)
Também na Avenida Unter Der Linden, vizinho do prédio da Opera de Berlim do Fórum do Palácio de Berlim, já vale colocar na programação, na sua lista de “visitas imperdíveis em Berlim!
Neue Woche (na Avenida Unter Der Linden)
Perto da Ilha dos Museus, e um monumento que mantem uma chama sempre acesa. e um prédio de arquitetura linda que já dá ideia do que teremos na Ilha dos Museus….
Museu Judaico de Berlim
Well, sendo bem sincera, eu não gostei muito do museu por dentro, bastante decepcionante (pra minha expectativa, que havia lido antes e tal…) Eu não retornaria não…. mas o prédio em si, por fora, por sua arquitetura ousada, merece a visita.
E uma obra ao menos dentro dele impressiona, que sao placas de ferro redondas, onde foram esculpidos rostos, milhares deles, um diferente do outro, onde se pode caminhar sobre eles, fazendo barulho de metal pesado que, naquele contexto, causa cerca comoção. Achei genial isto.
Há também o “Jardim das Oliveiras”, que é propositalmente torto, causando desconforto em olhar e nele andar, como andamos.

Museu Judaico de Berlim

 

Museu Judaico de Berlim

 

Museu Judaico de Berlim

 

jardim inclinado do Museu Judaico de Berlim

Passeio na área de prédios oficiais, atrás do Bundstag
Mostra uma outra faceta de Berlim, mais moderna e com arquitetura urbana à altura da capital da Alemanha!
Vale conferir e passear neste entorno.

Berlim, entorno do Reichstag

 

Berlim, entorno do Reichstag

 

Berlim, entorno do Reichstag

 

Berlim, entorno do Reichstag

Avenida Unter Der Linden
Um charme que merece ser apreciada em toda sua extensão! Atualmente parte da avenida está em obras por irão colocar ali mais uma linha de metrô. mas é colossal em toda a sua extensão!! Va ande a pé ou no ônibus 100 e aprecie esta belíssima via que é a cara de Berlim!

Berlin

Coluna da Vitória (Gross Stern)
É um monumento suntuoso e lindo que torna Berlim ainda mais lindo de se visitar!

Coluna da Vitória

Palácio Bellevue
Só se vê por fora, não tem visitação, foi casa de alguns presidentes e compõe um dos encantos arquitetônicos de Berlim!
Casa de Cultura do Mundo (Haus Kulturen Welt)
Não tem muitas programação em dezembro, mas seus jardins e sua arquitetura peculiar, também valem compensam a visita ainda que externa ao prédio…

Casa de Cultura do Mundo, 2015

Memorial do Holocausto Judeu (recomendo um museu gratuito no subsolo)
Bem ao lado do Portão de Brandemburgo, é outra atrações turísticas imperdível para quem visita Berlim! na parte externa tem vários blocos de concreto, representando os milhares de judeus dizimados, e, em seu subsolo, existe um pequeno museu com mostra fixa sobre o holocausto, cuja entrada é gratuita. Vale a pena reservar um tempo (sempre tem fila)e visitar ambos.

Monumento aos Judeus

Memorial do Sinti e Roma
Menos suntuoso que o dos Judeus, cuja construção rendeu até embates com a administração de Berlim, dizem, também merece uma visita seja por ter a mesma importância na triste História de dizimação de pessoas pelo regime nazista, seja por sua bucólica localização, entre o portão de Brandemburgo e o Tiergartem.
Memorial to “Homosexuals Persecuted”
Mais simples que os demais monumentos das vítimas do nazismo, merece uma visita, por seu histórica perseguição pela policia SS e pelo regime nazista.
Potsdammer Platz
Uma das áreas mais charmosa de Berlim, que merece sua visita
Nas praça tem algumas relíquias do Muro de Berlim, bem como reúne imensos e excelentes Shoppings, como o da Sony Center, por exemplo!

Potsdamer, Berlin

 

Potsdammer Platz, Berlin natal 2015

 

Berlin, Natal de 2015

 

Potsdamer, Berlin

 

Potsdamer, Berlin

 

Sony Center, Potsdamer, Berlin

 

Muro de Berlim

Zoo de Berlim e o Aquário
Tem dias de sobra em Berlim ou esta viajando para lá com crianças e adolescentes? Compre o seu ingresso pro Zoo e pro Aquário e aproveite!!

Zoológico de Berlim

 

Zoológico de Berlim

 

Zoológico de Berlim

 

Zoológico de Berlim

 

Zoológico de Berlim

 

Zoológico de Berlim

 

Entrada Zoo de Berlim

Flohmarket
São os “mercados de pulga” famosos em toda a Europa e, especialmente, em Berlim. Fomos em um pequenino, perto do Tiergartem. Apesar de não sentir atração por mercados de antiguidade, esses superam qq expectativa com as peças que lá se vê à venda. São realmente surpreendentes! E ha post na net que dizem que tem mercados de antiguidades dentro de Berlim, bastante animados!
Mercado Markthalle Neun
No Bairro Kreuzberg, um dos únicos lugares que senti que não rola muita segurança na saída do metrô. mas tem comida de vários países do mundo e é interessante por este motivo. Recomendo, mas fique MUITO atento nas adjacências da estação de metrô, ok?
Panorama Punkt, na Potsdammer Platz,
Não subimos, por 2 motivos: quando pensamos em ir, o dia ficou chuvoso e porque achamos bem caro, só para subir e ver a cidade, o que se pode ver da torre de tv. Mas dizem que tem vista bacana, de repente vale a pena incluir a subida em seu roteiro… !

FOTOS

https://flic.kr/s/aHsmdGDcdW

SLIDE

 

O que fazer em Berlim, Clique para ver Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *