Potsdam, Alemanha

Potsdam, Complexo Sansoussi

Natal e ano novo na Alemanha, entre Berlim e Potsdam!

Visando hospedagem mais barata e mais tranquilidade, fugindo do burburinho das comemorações de réveillon em Berlim, demos uma feliz escapada por 4 dias para a cidade vizinha, o pequeno paraíso chamado Potsdam…!

Potsdam

Apenas 40 min, de Berlim (compre o ticket de trem para as áreas ABC!) a cidadezinha era região de veraneio dos reis da Prússia e mantem até hoje seu charme com palácios magníficos e importante participação na História da Alemanha, afinal, lá se reuniram os aliados vitoriosos da II guerra (+ a frança) para definir os destinos da Alemanha na pós guerra.

Potsdam

Dias tristes, mas que nao apagam o belissimo passado da cidade que foi residência de Frederico o Grande e onde está o maravilhoso complexo com os palácios de Sanssouci, o imponente palácio de Verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia, (e atualmente “Patrimônio Mundial da Humanidade”) para o qual reservamos um dia, caminhando por seus belos jardins, que abriga ainda o Novo Palácio de Potsdam (Neues Palais), ontem tem o belo prédio da Universidade, passando pela “Casa Chinesa” , Belvedere e o Jardim Botânico.
(estas últimas com certeza são mais belas no verão ou primavera, mas mesmo no inverno merecem uma visita!!)

Potsdam, Complexo Sansoussi

Potsdam, Complexo Sansoussi

Alem da arquitetura, a cidade é um encanto!
Escolhemos ficar no excelente hotel Mercure de Postdam, que além da vista belíssima para o rio e o lago bem na entrada da cidade, fica perto de ótimos restaurantes (destaque para a “L´Osteria” em frente ao Hotel  e o “Oscar”, o elegante restaurante do próprio Mercure) e tem um dos melhores cafés da manha de toda a Rede Accor que já experimentamos!
Mesmo com este bom hotel a hospedagem ficou muito mais barata que uma estada em Berlim.
entao, para quem nao curte festas de grandes proporções, como é a queima de fotos e shows no Portão de Brandemburgo, Potsdam pode ser a cidade perfeita para este hiato… e foi!

Potsdam

Potsdam

Uma cidadezinha do interior, mas com todas as delícias de qualquer cidade europeia….!
4 dias foi o tempo perfeito para conhecer Potsdam nesta nossa segunda visita , pois ja tinhamos visitado antes a cidade, ha 4 anos atras, mas um bate volta que nao deu a ideia de cmo a cidade é bela e rica culturalmente….
Entao nossa dica é: vá e fique 2 ou 3 dias. Para descansar e aproveitar todas as delícias desta pequena grande cidade!

REVEILLON EM POTSDAM

Tem fogos pulverizado por toda a cidade, que fica uma festa por quase duas horas, ininterruptamente.
Ficamos no próprio hotel com vista privilegiada da ponte, onde teve uma grande queima de fogos.
Ha também alguns restaurantes que tinham ceia e festa, o hotel fornece todas as opções, para os mais diversos gostos e bolso$….
Preferimos ir ao mercado e fazer uma ceia dos deuses, no proprio quarto, com vinhos excelentes por 8 euros…!!
NO dia primeiro pouca coisa funcionava, mas a noitinha os restaurantes ja abriam novamente, so a maioria dos museus é que ficavam mesmo fechados.

Ano novo em Potsdam

Ano novo em Potsdam

O QUE FAZER EM POTSDAM

Alem de programa delicioso de qualquer cidade do interior, como caminhar em seus jardins e pelas margens do gracioso (e limpo!) rio e lago da cidade, tem um roteiro que pode ocupar fácil 2 ou 3 dias:

Castelo de Sanssouci  – É na verdade um complexo, uma grande propriedade, que abriga tanto o Sansoussi – seu mais importante Palácio,  casa de veraneio de Frederico, o Grande, construído entre 1745 e 1747) além de abrigar o Neu Palais, a Casa Chinesa, o Belevedere, o Jardim Botânico e a não menos famosa Cecilienhof, que reuniu os presidentes dos países aliados vitoriosos na II Guerra (mais a França..rsrs) e selaram o destino da Alemanha no pós guerra.

Potsdam, jardins

Viertel Dutch (Quarteirão Holandês) lojas e casas com a arquitetura tipicamente holandesa

Viertel Dutch


Rua de Compras uma delicia especialmente em dezembro….
Igreja St. Nicholas – Linda e bem pertinho da rua de compras

Potsdam


Portão de Brandenburg” sim! Potsdam tem seu portao de Brandemburg, com o mesmo nome da sua vizinha Berlim

Potsdam, Brandemburg Tor (caçula)

Museu do Filme = alem de em Potsdam sediar o Babelsberg, o estúdio de cinema em grande escala mais antigo do mundo, no centro de Potsdam tem ainda o Museu do Filme, com exibição de cinema e museu. Nao tivemos oportunidade de entrar, mas so o prédio em sí é lindo!

Potsdam

Jardim e lago – Bem na entrada da cidade, apos atravessar a ponte da Hauptbahnhof de Potsdam, um belo e grande jardim margeado pelo rio e o lago, mesmo no inverno é lindo, ficamos imaginando este jardim na primavera e verão? Inclusive no primeiro dia do ano, com apenas  4 graus, tinha uma grupo fazendo stand up paddle, acreditem, espiem só o video abaixo..!

Potsdam, ano novo, 5 graus

Stand up paddle, Potsdam, Dia 1º de Janeiro

Potsdam

Alexandrowka, a Colonia Russa = fomos no dia 1º de Janeiro e o museu estava fechado, mas e bem bonito o terreno e as casinhas que formam a colonia, se tiver com tempo sobrando, vale visitar.

Colônia Russa

 

FOTOS DE POTSDAM

Potsdam, Alemanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *