Transporte em Amsterdã.

O transporte em Amsterdã é perfeito e, apesar do idioma, utilizá-lo não tem mistério!

Quando pensei em visitar Amsterdã e outras Cidades adjacentes na Holanda, uma das coisas que mais me assustavam era o transporte em um país de lingua ininteligível e impronunciável…. e eu nao domingo em nadinha sequer o Inglês. como faria?
Essa dúvida me rondou durante toda a longa véspera ( longa mesmo, nunca, jamais preparamos nossa viagem com menos de 4 meses).

Bom, mas enfim, é ou não é um bicho de sete cabeças o transporte público em Amsterdã?

Não, não é!

O transporte na Holanda é de primeiro mundo, isso significa que ele e 100% direcionado para servir bem a pessoa, para atender bem ao cidadão e ao turista e não para compicar a sua vida, como eu cheguei a pensar.. : /

Transporte em Amsterdã
Transporte em Amsterdã

Falemos de Amsterdã somente:
A empresa de transporte que atende Amsterdã e seu entorno opera com um Cartão que usamos e super recomendo, com o qual é possível rodar dentro de todo o perímetro urbano de Amsteda, seja de ônibus, seja de Tram ( que e o trenzinho elétrico de dentro da Cidde) seja de trem, que é o cartão OV- ChipKaart.
Voce compra para 24h, 48, 72h ou 96h.
Assim basta você se programar ( quantos dias passará em Amsterdã?) e comprar seu cartão assim que pousar no aeroporto de Schiphol.

Na prática:

Desembarque em Amsterdã, o Schinpol é o aeroporto mais lindo que já conheci e funciona um Shopping dentro dele, então dá para chegar com calma, e antes de comprar o cartao de transporte, tomar uma Heineken com fritas por ali mesmo!
Procure dentro do Aeroporto o Balcão de Informaçãos, facilmente identificável pelo “i” minúsculo que tem nas plaquinhas
Neste balcão de informações você consegue comprar o Cartão Ov-Chipkaart e consegue com as atendentes uma mapa na hora…aproveite para perguntar para ela o modo mais fácil e economico de chegar ao seu hotel…em nosso caso ela nos informou escrevendo no mapa, qual ônibus tomar que inclusive aceitava o nosso cartão OV-Chipkaart.
Munido de mapa e do cartão, pegue seu ônibus ou metrô ( só verifique se o metro aceita seu chipkaar, caso contrário, compre separadamente esta passagem de aeroporto x hotel no guichê do metrõ.
( no nosso caso, ficamos no ótimo Ibis CityWest, que por sorte tinha um ônibus direto a estacao de metrô mais proxima do Hotel, que aceitava o cartão que compramos, ja comecamos a ter vantagem com a aquisição do cartão ali mesmo!
Ao usar seu cartão, nao esqueça de passa-lo na máquina ao entrar no ônibus e também ao sair!
Sim! O transporte de Amsterdã tem um sistema de Check-In e Check-Out onde voce precisa confirmar entrada e saída de cada veículo. ( esquecer de fazer Check Out pode significar ter seu cartão invalidado na hora de fazer cjheck in de novo.Fique atento!
Mas é algo muito simples: entrou no bus? Encoste seu cartao na máquina perto da porta de entrada e ele emitiráum “beep”.
Ao sair do bus, é a mesma coisa: encoste seu cartão de novo na máquina que tem perto da porta de saída e ele emitirá entao um duplo: “beep-beep” e pronto!
Vocè acaba se acostumando na segunda viagem em diante!
Mesmo sistema se aplica aos trans e demais transportes de Amsteerdã, muito legal!!!

Ai vem a pergunta: mas só serve para rodar dentro de Amsterdã?

Sim, porque este cartão é específico desta empresa. Logo se você for se deslocar para outras Cidades e fugir deste raio, então irá usar outra empresa, logo este Cartão não servirá.
Mas neste caso, é fácil: você irá comprar passagem direto com o guichê da empresa em questão ou com o motorista que sempre lhe perguntará se e go and back ( ida e volta). Não é que eles adivinehm o que a gente quer, ora essa! È que eles estão acostumados com o turista que sai, vai visitar Volendan, por exemplo, e retorna ao fim do dia para Amsterda, onde comprou o ticjet da viagem.
Isso ja facilita a sua vida… Ou não?

Dúvidas, fique a vontade para nos perguntar!
E nao esqueça que estas e outras dicas integram o nosso “Roteiro Completo de Viagem à Holanda”,

2 thoughts on “Transporte em Amsterdã.

  1. Hosting disse:

    Em Amsterda, os deslocamentos na area mais central e turistica sao feitos em bondes eletricos, os simpaticos trams.

    1. admin disse:

      Exato. e nem é bicho de sete cabeças com pensavamos antes, transportes em Amsterda é tranquilo. Abraço fraterno e grata pela visita ao site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *