Turistando na Floresta Negra!

A Floresta Negra, famosa região da Alemanha, mexe com o imaginário de qualquer um!
Seja por sua arquitetura de contos de fada, pela torta Floresta Negra (a Schwartwaldtorte), seus relógios cucos, sua pizza tipica Flamkuchen e muito mais.

De fato, é uma região singular dentro da Alemanha.
Fomos no inverno, percorremos poucas cidades, mas tivemos ótima impressão.
Obvio que cada região tem sua própria cultura e características que as diferem entre si.
Achei muito bonita a região! Mas é um estilo de viagem que exige mai$…

Torta Floresta Negra FreiburgBaden Baden e Freiburg – cidades bases onde estivemos – são cidades bastante caras, diferentes do padrão alemão que conheço (e conheço muitas cidades alemãs…)
As pessoas são bem mais formais, seja na maneira de se vestir, seja na maneira de se reportar a você. Você realmente sente o impacto.
Vou dar 2 exemplos, “siga-me os bons”:
a) No dia que chegamos, fomos dar uma volta à noite e nos admiramos de ver tanta gente bem vestida indo numa mesma direção… Achamos que era alguma opera da cidade, mas não: era só a Feira de natal…
b) Dia 24 de dezembro, tipo meio dia, centrinho lotado, a cidade inteira por la, todo mundo bebendo muito, cada esquina tinha um grupo de pessoas confraternizando, foi quando depois de um tempo me toquei: as únicas pessoas de tênis bebendo na praça era a gente hahahahaha ….. as mulheres todas de botas, cabelo arrumado, casacos magnificos, parecia um desfile….mas era so uma biritinha na praça com os amigos.

Entenderam? pois é! rsrsrsr

Enfim: prepare o bolso, é uma região cara e sofisticada mesmo. Mas é linda, e beleza nem sempre custa pouco nao e?

Isto dito, vamos às atrações!

Baden Baden

Começamos pela cidade de Baden Baden.

 

Famosa por suas termas, é uma cidade muito bonita, cujas ruazinhas do centro parece m te colocar dentro de um conto de fadas.

Lichtentaler Alle, Baden Baden

A cidade ainda conta com as termas da época dos romanos (Ruinas Roman BathVer)
A termas mais tradicional (e mais cara) em prédio antigo e colossal é a Friedrichbad , ali perto Tem o famoso Cassino, que era frequentado por Marlene Dietrich (onde só se entra com traje tipo Black Tie, ou Passeio completo, não sei, tava de mochila, nem passei perto…hahahaha)
Ao seu lado, tem o belíssimo anfi teatro aberto, o Festspielhaus
Ali perto ficam o Konservationshaus e o Kurhaus.
Tem em Baden Baden a famosa ópera (também não fomos, pelo obvio acima)
Não deixe de caminhar pelo Lichtentaler Alle (que é um parque muito grande)

Baden Baden

No caminho do parque tem o famoso Museu Frieder Burda , com belíssima arquitetura moderna e contrastando com o museu de História, ao lado.
A cidade abriga, para os fãs (ou para quem ficará por lá mais dias) do museu de Carl Fabergé
A atração maior para nós, entretanto foi a Caracalla Baths

Caracalla merece um paragrafo só seu:

Fomos na semana do natal, então estava muito, mas muito lotada mesmo!
Ficamos na fila e valeu a espera!
Passamos lá um dia inteiro e voltaria de novo!!!
Termas de CaracallaPor cerca de 19 euros você pode ficar o dia todo na Termas. OU pode pagar 25 e ter acesso a piscinas e saunas. Ou por 15 euros tem um passe de 2 horas somente
Well…. tudo depende do quanto você ame água quente em uma temperatura próxima de 0!! Escolhemos o passe de dia inteiro na piscina não gostamos de sauna. E não nos arrependemos!
Na entrada, você recebe uma pulseira e pode alugar 1 toalha e 1 Cabine para trancar suas.
roupas e mochila.
Dica de ouro: leve um chinelo de dedos e pegue emprestada a toalha no próprio Hotel (economizará cerca de 5 euros) e aproveite!
Não tranque suas coisas no local onde você troca de roupa: o que deve ser trancado são os armário numerados. (cometemos este erro! Rsrsr)
São cerca de 8 piscinas sendo 02 externas gigantes e 02 grandes piscinas internas
Tem todos os motores de hidro possíveis espalhados em todas as piscinas.
Curiosidades:
Apesar de você estar no país da cerveja, não servem cervejas e bem outras bebidas alcoólicas no bar na área das piscinas.
As piscinas internas e externas são interligadas por um passagem com agua)
A baia onde você troca de roupa, não é o local onde você deve trancas suas roupas.

Dica de hotel em Baden Baden
Ficamos um Holliday Inn, não é tão perto do centro, ainda assim foi caro considerando preço de hotéis do mesmo padrão na Alemanha.
Mas como não tem tantas opções de grandes redes por lá, não é uma má opção.
A maior desvantagem, além da distância pro centro a pé, e ter um elevador só.
perto dali tem um supermercado com uma boa padaria, se você não se encantar com o café, pode ser uma deliciosa e barata opção.

Fotos de Baden Baden:


Depois de Baden Baden, seguimos para Estrasburgo e só depois voltamos à Floresta Negra, desta vez, para Freiburg.
Freiburg é menos cara que Baden Baden, mas ainda assim tem preços maiores que qualquer outra cidade da Alemanha.


Freiburg

FreiburgFreiburg é uma cidade lindíssima, com ruas e calçadas lindas, arquitetura espetacular em cada esquina, uma belíssima cidade, vale muito a pena conhecer!
Freiburg tem mais opções e comercio bem maior que Baden Baden.

O que fazer:

Não tem muita dica de “onde ir” se tratando de uma cidade linda e deliciosa como Freiburg:
vá calmamente andando, degustando as ruelas, sua bela arquitetura, suas calçadas repletas de mosaicos….

Antes, vá de cara conhecer a Munster que é a Catedral que fica na, claro, Munsterpltaz,
É uma Igreja majestosa, de se admirar por minutos seguidos…. cuja construção data de 1300, com suas fontes espalhadas no pátio (Fischbrunnen é a fonte com pilares góticos)
Ali na Munsterpltaz, fica a imperdível Munsterpltaz (é muito “alemã” essa cervejaria!) e a Munsterpltaz, que é uma casa de vinhos, que e você pode escolher a taça que quer a partir de 3 euros.
Fomos lá na tarde do dia 31 de dezembro, é uma festa de Baco, a tarde toda!

FreiburgDeguste alguns momentos contemplando a História através do Munsterpltaz, que fica a alguns minutos a pé da Catedral) um pórtico do século XI, onde, na idade média, se queimava vivas as mulheres denominas “bruxas”, restando placa com nome de cada uma por lá. Após se fazer sua oração por elas, entre no Munsterpltaz um mercado gourmet moderno que fica pra lá de animado no dia 31 de dezembro! E passe pela magnifica MunsterpltazBrau! Uma super dica para um almoço ou jantar! Ótima comida, pratos fartos e ótima cerveja

Percorra com calma cada ruazinha, especialmente a Munsterpltaz e admire arquitetura de conto de fadas, passe admirando pela Rathaus e o Schwabentor, outro portão medieval.
Percorra sem pressa a praça Bertoldstraße, onde fica a “Alte Universität” em Art Nouveau de 1909.

Visite também a bela Adelhauser, que é uma pequena igreja com altar barroco e estátuas medievais. Logo ali perto, tem o Café Schmidt: não cometa o pecado de ir a Freiburg sem comer a torta Floresta Negra de lá!
FreiburgFaça umas comprinhas na Karstadt de Freiburg, onde tem uma respeitável seleção de tortas da Floresta Negra em seu restaurante…
Aprecie a Haus zum Walfisch (na Franziskanergasse 5) a antiga e belíssima casa de Erasmus von Rotterdam, com gárgulas bizarras (nesta praça tem Feira de comida de segunda a sábado até 14h)
Aprecie o Rathausplatz com relógio Glockenspiel.

Guarde uma tarde para pegar um bondinho e subir até a Schlossberg, de onde se vê toda a cidade, e se pode curtir um romântico por de sol!

Martin Brau

Ao andar, repare nos mosaicos das calçadas e nas plaquinhas douradas “Stolpersteine” espalhadas pelas chão sinalizando casas de judeus vítimas do Holocausto.
E admire, mas tome cuidado para não cair, os curiosos Bächle, que são pequeninos canaizinhos que margeiam as calçadas por toda a cidade!

Não deixe de provar, além das tortas da Floresta Negra, a comida típica da região, que são as Flammkuchen (as famosas pizzas da Floresta Negra)

Fotos de Freiburg:

 

 

 

Lago Titisee

Lago Titisee, Floresta Negra, AlemanhaBate e volta de Freiburg, uma passeio de dia inteiro no Lago Titisee é imperdivel.
Como ficamos mais dias em Freiburg, aproveitamos para no dia 1 de janeiro ir conhecer a região do lago Titisee.
Há apenas 40 minutos de trem de Freiburg, o trajeto do trem percorre a verdadeira paisagem da floresta negra: um bate e volta realmente imperdível.

A vista que se tem da Floresta a partir do lago, é espetacular.
E , em torno do lago, há lojinhass típicas, lojas só de relógios “Cuco” (centenas de modelos de relógios cucos um espetáculo!!) famosos na região, restaurante com comida típica e as tortas da Floresta Negra,k incluindo a de massa de chocolate, creme e cerejas da região  (em suma: a torta floresta negra em seu habitat nativo…rsrrsrs)

Lago Titisee, Floresta Negra, AlemanhaPassamos por la uma tarde que, apesar de ser dia 1º de Janeiro, estava muito agradável e com muitos turistas e comercio aberto, otima pedida para o primeiro dia do ano.
Um passeio lindo para fechar, com chave de ouro, a nossa visita à região da Floresta Negra.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica de hotel em Freiburg:
ficamos no Hemptom By Hilton, fica um pouco distante do centro, porem tem dependências novas e bom quarto pode valer a pena, mas as vantagens param por ai: nos recebem muito mal, o gerente foi super grosseiro, surtou quando apenas pedimos para trocar de quarto, o acesso ao hotel tinha uma obra gigante, tinha trechos com lama as vezes, eu realmente não recomendo, só se o custo benefício foi muito grande. Ah, o café da manhã também e muito aquém do esperado para um hotel da rede Hilton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *