Berlim 2016

Berlim é magnífica! E, para quem gosta de História, Berlim é um verdadeiro Paraíso!

Portão de Brandemburgo

Uma vez que se vai à Alemanha no natal, difícil se torna escolher um outro destino!

E foi isso que ocorreu conosco! Apos ter conhecido o centro e sul da Alemanha no natal passado (2014), não tivemos qualquer dúvida ao escolher a viagem de natal em  2015: decidimos conhecer a parte norte da Alemanha, mais precisamente Berlim, incluindo na mesma viagem a belíssima cidade de Dresden, e a vizinha Praga, na República Tcheca, as tres espetaculares escolha, acima de qualquer expectativa que pudéssemos ter, mas Berlim conquistou nosso coração para sempre!

Pensamos em férias diferentes, sem ter que esticar a agenda para acomodar as tantas atrações turísticas de passagem obrigatória  quando se está conhecendo uma cidade sobretudo na Europa, com tantas tentações turísticas.
Sendo assim, resolvemos desta vez conhecer tudo com mais calma e reservamos bem mais tempo para ficar nas três cidades-base de nosso roteiro,  permanecendo em Berlim, a cidade por onde chegamos e saímos, um total de 13 dias inteiros…! E antecipo: foram as melhores férias da minha vida até hoje!

Clique aqui para conhecer nosso roteiro de 25 dias em 3 cidades apenas.

E o que fazer em Berlim? Para quem gosta de História, Berlim é o paraíso! Agregue isso boa cerveja, comida boa e barata, transporte público perfeito, pessoas gentis,  uma ilha de museus,literalmente, e ruas kilometricas de boas lojas e shoppings center gigantes, todos enfeitados para o Natal? Não esqueça de adicionar pitadas de neve! Pronto, eis a receita de férias de fim de ano mais perfeitas do mundo!!
: )

Berlim ( 13 dias no total)

Ruas de Berlim no Natal

Logo no dia da chegada começamos pelos shoppings, porque ficamos pertinho da KaDeWe, que é um belíssimo elegante centro de comprar gigante, imagina todooo enfeitado para o natal!?
E entre um passeio e outro, passávamos pela Feirinha de Natal, e seus cheiros deliciosos, embaixo da Gedächtniskirche.
Gedächtniskirche – A histórica e emociontemente linda Igreja, infelizmente semibombardeada na segunda guerra, da qual se preservou o que dela sobrou, ainda que para relembrar a lição sobre os horrores da guerra e confirmando o seu imenso valor Histórico para a cidade de Berlim.
Tour no Ônibus 100 – o maior amigo do turista em Berlim é o Bus 100! Dia sim dia não fazíamos um passeio a bordo do segundo andar do ônibus 100, que faz um tour pelos principais pontos turísticos ao preço de uma passagem (mas fica a dica: pague pouco mais de 7 euros em um passe diário e dê varias voltas de “carona” no ônibus 100 pela cidade, passe vale para tram e metrô também!)

Cupula do Bundstag

No segundo dia como já tinhamos agendado no dia anterior, fomos para a incrível ( e gratuita, basta agendar!) visita ao Bundstag, a bela sede do governo, escritório da sra. Angela Merkel e do parlamento alemão. O Bundstag é um prédio histórico de muito significado, mesclando a moderna cupula aos seculares portões, sob a inscrição “Dem deutschen Volke” que significa “Ao povo Alemão”>
Este maravilhoso prédio fala muito sobre a História da Alemanha. Foi lá onde ocorreu o famoso incêndio que serviu para aproximar ainda mais o Partido Nacionalista e Hitler do poder,  afinal culpando o partido comunista pelo incêndio, Hitler pressionou para reduzir vários direitos e deu carta branca ao Estado, ampliando os poderes que ocuparia logo à frente.

Vista do Parlamento

Passada a segunda guerra, o predio parcialmente destruido viu a cidade ser dividida em oriental e ocidental e foi lá tambem onde ocorreu a maioria das manifestações populares pela derrubada do Muro e reunificação das duas. Imagina que delicia fazer ali uma visita, calmamente, com áudio guia em português contando isso e muito mais e gratuitamente, bastando agendar? Coisas da maravilhosa Alemanha!!!

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo – o emblemático Portão de Brandemburgo, cartão postal da cidade, além de lindo, guarda muita, mais muita História e fica pertinho do Bundestag! Atrás do muro é possível ver no chão, em paralelepípedos, as marcas do Muro de Berlim.
Unter Den Linden – É uma avenida maravilhosa que se pode seguir desde o Portão de Brandeburgergo … ali tem a fantástica loja da Mercedes Benz: vale a pena entrar, uma loja quase popular…rsrs afinal, vende deste Mercedes último modelos, até souvenir da marca, demos sorte que ganhamos até presentinho de natal só por entrar e conhecer a loja! E , do outro lado da rua, tem a loja gigante da Nívea, com inumeros produtos da marca, além dos famosos cremes, claro. Dá pra ficar horas namorando os produtos da Nívea!!

Ilha dos Museus

No terceiro dia fomos conhecer a Ilha dos Museus.  Sediada no comecinho da Alexandre Platz , tendo por plano de fundo a emblemática Torre de TV, a Ilha dos Museus é Patrimônio Histórico tombado pela Unesco: um complexo arquitetônico sobre o Rio Spree que reúne 5 museus magníficos e grandiosos, dentre os quais foi difícil escolher em quais iriamos… optamos acertadamente por conhecer dois dele: passamos uma agradável tarde no imperdível Museu Pergamon, que abriga maravilhas da Mesopotâmia e do oriente, como o espetacular Portal de Ishtar, gigantesco e reconstruído quase que na sua totalidade dentro do Museu Pergamon, o portal se compões de azulejos azuis,  datado do ano 600 AC, e adornado pelos famosos “leões de Ishtar” (algumas destes leões estão no Louvre, mas a maioria está no Pergamon, adornando o Portal), o portal é uma relíquia preciosissima da Babilônia, imperdível para quem visita Berlim!
E outra tarde reservamos para Museu da História, onde ainda demos sorte de visitar a exposição “1945” que trata da segunda guerra sob o ponto de vista dos cidadãos de várias nacionalidades que tiveram suas vidas transformadas completamente pela segunda guerra. Nao gostei muito desta exposição,  mas valeu de qualquer modo a visita.

Gedächtniskirche
Gedächtniskirche Igreja da Memória

Fora do complexo mas ainda nas imediações, junto ao Píer, tem o museu interativo DDR, que mostra como eram as casas da Alemanha oriental.
Coluna da Vitória, Palácio Bellevue e Haus Kulturen Welt (Casa de Cultura do Mundo) – são mais três atrações que você pode fazer com o Bus 100, ambas pertinho do Tiergarten. A Coluna da Vitória é um monumento gigantesco, pode se subir ao topo, mas estava bem frio e preferimos fazer somente fotos, não tivemos muito interesse em conhecer o  Palácio Bellevue, só ficamos nas fotos, por fora mesmo… e a Haus Kulturen Welt, apesar de fechada para visita quando fomos, nos deixaram entrar e apreciar sua arquitetura única e seus lagos (que estava lindos e congelados no começo de janeiro)!

Memorial Holocausto
Memorial do Holocausto Judeu

No quarto fomos visitar o Memorial do Holocausto Judeu e o Museu do Holocausto, que é outra atração, com gratuita, ali as atrações são 2 em 1: tanto a caminhada entre os grande blocos de concreto, Memorial do Holocausto, que é um monumento á morte de grupos judeus durante segunda guerra, quanto o Museu do Holocausto, que é um Centro de Documentação em seu subsolo, com mostra permanente sobre o tema “judeus” e “regime nazista” e “segunda guerra”.
Vale dizer que a construção do Memorial do Holocausto rendeu (e rende) controvérsias, pois, além do natural questionamento estético do monumento dos grandes blocos de concreto em uma área imensa, se tem o fato de o monumento apenas contemplar os judeus perseguidos sob o regime do Partido Nazista, deixando de fora os demais grupos igualmente perseguidos e mortos como os ciganos Roma e Sinti e também os homossexuais. Por causa disso, se tem hoje em Berlim um monumento distinto para cada um destes grupos, o que não seria necessário visto que todos sofreram perseguição de um mesmo único regime, em uma mesma época, todos eles minorias,  mas enfim… sendo assim, se cobrar tempo, visite também o singelo Monumento dos Roma e Sinti, que fica dentro do Tiergarten próximo ao Bundstag e o Monumento dos Homossexuais, também ali perto ( esse não chegamos a conhecer).

Museu Topografia Terror

O quinto dia reservamos para explorar com calma os arredores da Potsdammer Platz belíssima com uma animada feirinha de natal e seu moderno Shopping da Sony Center (observação como tem loja da Lego na Alemanha!!) . ja na Potsdammer Platz já se vê resquícios do Muro de Berlim em destaque, mas a gente queria ver mais! Então partimos para o Bairro Mitte, que é onde fica o Check Point Chalie e , pertinho dali, o incrível e imperdível Museu da Topografia do Terror, que tem entrada gratuita e fica no mesmo prédio que outrora abrigava a Sede da Policia Nazista, e foi palco de tristes dias e local onde ocorreu torturas. Esse museu é uma riquíssima mostra que explica em fotos históricas e textos como nasceu e tomou grandes proporções a era do regime nazista, e retrata com coragem, inclusive, o inegável engajamento da maioria da sociedade alemã, antes e durante o apogeu do regime, tocando deste modo em feridas silenciosas e abordando todos os personagens, sem máscaras, para que a História não mais se repita.
O Check Point Charlie também, obvio, merece uma espiada, dizem que foi nesse posto de guarda que as cancelas do muro foram primeiramente “abertas”, obviamente porque não mais conseguiram segurar a massa fazendo pressão para ter de volta seu direito de ir e vir e pela reunificação de uma Alemanha absurdamente separada no pós guerra por um muro, ideológico e físico.

Muro de Berlim

No sexto dia  fomos entao ao Muro de Berlim: entramos em um trem (o chamado “S”) rumo à Ostbahnhof (Dica: vá de trem, é mais rápido e mais fácil que ir de bus…) e em poucos minutos, já do lado de fora da estação estávamos ali, diante da História contemporânea, vendo os resquícios que sobraram do Muro de Berlim! Ali a surpresa: como conseguiam pular o muro? É muito mais alto que poderia imaginar, sequer fotos retratam fielmente isso! (Eu teria chance zero com minha estatura….rs)!
Hoje o restante do muro ali deixado de pé, se transformou em uma imensa galeria de arte à céu aberto: incontáveis painéis pintados por diferentes artistas de várias nacionalidades, ficam ali expostos em mais de um quilômetro de muro, deixados como prova viva da ignorância e absurdos que podem ser cometidos também em nome de guerras ideológicas. E , retratando, principalmente, a vitória da liberdade, ainda que tardia, sobre a opressão. Viva a queda do muro de Berlim e a benção de testemunhar in loco a História!

Fizemos um breve bate volta a tarde, em CharlotteBurger, para conhecer a feirinha e ir a uma cervejaria muito legal ali perto, indicada por amigos, a Lenke, muito boa (apesar do cheiro de gordura geral …),  que produz cervejas próprias, com opção, no cardápio, de degustação de toda a linha produzida.
Charlotte Burger pareceu um bate e volta interessante durante o dia para visitar o Palácio, mas faltou tempo e tivemos que optar e preferimos então conhecer a vizinha Potsdam, que fica a 45 min de trem de Berlim.

Potsdam

No sétimos dia  fizemos um Bate e volta a Potsdam – Recomendo demais Potsdam, é um lugar que parece cenário de conto de fadas! Saímos cedo de Berlim e em menos de 45 min chegamos de trem a estação, assim que chegamos vimos uns senhores oferecendo o passeio em um Bus Tour em Potsdam, o qual recomendo demais! Sai por cerca de 15 euros por pessoa e eles te levam de ônibus com guia em alemão e opções de áudio guia,inclusive em espanhol, a uns 5 ou 6 castelos, dentre eles o famoso Palácio Sansussie e ainda na famosa casa onde ocorreu a “Conferência de Potsdam”  onde Churchil, entre meia dúzia de charutos diários, no comando dos Aliados, tomou importantes (e algumas péssimas) decisões sobre a administração da Alemanha pós guerra. Isto tudo foi feito na pequena Potsdam. No final do passeio se pode passear no Bairro Holândes todo com arquitura holandesa, com os famosos tijolinhos vermelhos, e o centro comercial, onde acontence uma boa e genuína Feirinha de Natal de Potsdam, onde tomamos vários Gluwein para esquentar o frio e animar a fazer o caminho de volta a Berlim na friaca de -2! .

Torre de Tv ao lado da Dom

No oitavo dia reservamos para a Torre de Tv que é um símbolo moderno da cidade de Berlim e fica na agitada Alexandre Platz. A visita ao topo da torre é um programa muito turistão até para turistas como nós…rs… mas valeu a pena! A vista 360º da cidade que se tem de lá é realmente fantástica. Não achei barato, se não me engano custou 12 euros…. mas valeu a pena, e lá em cima tem um bar bacana, onde, com sorte, se acha um lugar para sentar e degustar uma boa cerveja alemã, com vista panorâmica de Berlim. Tem tambem um restaurante, mas aí tem que reservar.
(Dica: só pague para subir se o tempo estiver limpo).
Hackesche Höfe – é um shopping meio alternativo, com uma feira em seu entorno. A arquitetura interna dos prédios que o foram é bem interessante, lá até se encontra marcas como a HM e tal, mas as lojas têm decoração alterativa, fugindo daquele padrãozão… se tiver tempo sobrando, até vale a visita, não achei nada demais, mas…

Torre de Tv

Cervejaria HB HausBraus – Já tínhamos conhecido a matriz da HB em Munique ano passado, e quando soubemos que tinha HB também em Berlim, partimos para lá, na mesma hora! Em um prédio enorme, nos arredores da Alexandre Platz, no ponto final do Bus 100 (olha ele aí de novo! rsrs) a Hb é uma opção deliciosa, com cerveja servida em canecos de 1 litro e comida farta e excelente (a batata assada com sourcream e manteiga de ervas acompanhada de salada é uma das melhores batatas que já comi na vida!), além do atendimento ótimo e muita, mas muita animação!!!! Ideal é reservar para não correr risco de não ter lugar, e acredite, só por sorte se consegue lugar sem a reserva!
E já que falamos de restaurante, uma dica em Berlim é a L’Osteria, tem pizza gigante e opções de massa que dão até para dois! Comida Deliciosa, ambiente mega legal, bar ótimo e acima de tudo, preço super justo! Se ficar muitos dias na Cidade, circule a L’osteria do Shopping Bikini em seu mapa!

Zoo de Berlim

No nono dia fomos conhecer o Zoológico e  o Aquário, pois se compra ambos num ticket único de 20 euros.
Apesar de ler várias dicas de que não valeria muito a pena ir ao Zôo de Berlim no inverno, já que a maioria dos animais não dava as caras por causa da temperatura abaixo de zero, tínhamos tempo de sobra e curiosidade de ver os tanques dos hipopótamos e o dos pinguins, que é de vidro (ou acrílico) sendo possível ver os animais mesmo quando submersos. Munidas de curiosidade, compramos por 16 euros o ingresso que dava direito ao Zoo + o Aquário e fomos assim mesmo! De fato, não se vê motos animais, como o urso polar por exemplo, que se entocam com temperaturas negativas, mas vale o passeio de qualquer jeito! No tanque dos Hipopótamos, todo em vidro, se pode ver de pertinho os enormes animais , em mergulhos incríveis, que até “interagem” com os visitantes, saltando (acredite!) e brincando com quem está no vidro.

Hipopotamo Zoo de Berlim

E o mais bacana: tem plaquinhas com os horários quando os animais são alimentados, então você pode ver o animal de sua preferencia no auge da interatividade! Vimos os pinguins, também em aquário de vidro, sendo alimentados e fazendo muita algazarra! Inclusive os funcionários permitem que os visitantes joguem os peixes. O Habitat das focas também parece um “pequeno estádio”, onde é possível sentar e apreciar o nado incrível através do tanque de vidro.
Enfim, seja n inverno ou versão, vale a pena visitar o Zoo de Berlim, se você tiver tempo de sobra!
O Aquário se vai por dentro do próprio zoo, é espetacular, vale muito a pena! tem além do aquários dos peixes e tipos raros de agua viva, ainda um andar só de cobras e répteis,alguns que jamais vi na vida! E ainda um andar de insetos, que nem fomos.

No décimo Dia: pesquisamos muito e queríamos muito conhecer os Bunkers de Gesundbrunnen foram construídos como abrigo subterrâneo na segunda guerra. Ha 3 ou 4 tours diferentes, sendo o mais cobiçado o primeiro tour. Por ser janeiro, temperatura negativa, não achamos que seriam tão cobiçados assim…. pegamos o metrô em direção a estação de Gesundbrunnen e fomos até a agencia que vende os tais tours dentro dos bankers, chegando com meias hora de antecedência e, para nossa surpresa, o passeio estava esgotado!! O atendimento deles não e lá muito simpático, e não pudemos sequer comprar ingressos com antecedência para o dia seguinte, então fica a Dica: se quiser visitar os bunkers subterrâneos, chegue beeeem cedo, o primeiro passeio é as 11h, chegue as 9:30h para ter chance, senão voltará frustrado como nós!
Aproveitamos para conhecer um pequeno shopping no bairro de Gessundbrunnen e passear nesta parte da cidade.

Ja os demais dias, deligamos o bip-turista e apenas batemos perna e fizemos compras. Que delícia de féria!

FOTOS BERLIM

FOTOS POSTDAM

Please follow and like us: