Natal em Berlim, Ano Novo em Potsdam!

Natal em Berlim,  Ano Novo na vizinha e linda Potsdam!

No final de 2017 a passagem estava cara… Para contrabalancear, precisávamos encontrar um destino barato, mas que fosse espetacular mesmo no inverno.
Não tivemos dúvida: natal em Berlim e ano novo (que costuma ter hospedagem um pouco mais caras nas grandes cidades) escolhemos a vizinha Potsdam.
Uma combinação perfeita, econômica e maravilhosa que com absoluta certeza repetiremos!
Chegamos por Paris, onde ficamos 7 dias desta vez (ver aqui)
Logo depois partimos para Berlim, pela Air France (que alias, não deu 1 lanche sequer de Paris para Berlim, credo, heim?? Que decepçao com a Air France, ai,ai, nem te conto…)

CHEGANDO EM BERLIM.
Ficamos no excelente Kurfürstendamm bem na Wittenberg Platz, sem dúvida, o MELHOR lugar para se hospedar em Berlim, sobretudo na época do Natal, por vários motivos….

Gedächtniskirche, na praça Breitscheidplatz

Dentre eles, fica bem nas imediações da a KaDeWe, que é um belíssimo centro no compras no Natal (em minha opinião, que apenas bordejo e nada de grife compro…rs… considero a KaDeWe melhor que a Galeria Lafayette de Paris, mas sou suspeita que amo Alemanha, não é?)

Berlim Natal

Outro motivo é a feirinha na Igreja Gedächtniskirche, na Breitscheidplatz, onde funciona uma das melhores e mais populares feirinhas de natal de Berlim. Foi nesta feirinha, alias, onde houve o fatídico incidente com caminhão em 2017 e nestas férias, estávamos lá junto quando fizeram as emocionante homenagens de 1 ano apos a tragédia).
E hoje existe um Memorial às vítimas do terror em Berlim, e uma linha dourada encravada no chão, demarcando onde o caminhão entrou.

Gedächtniskirche

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

Dica: vale a pena comprar no próprio Aeroporto um Berlim Welcome Card se você ficar mais de 6 dias na cidade… fizemos todas as contas e compensa porque inclui transporte para as zonas ABC e alguns bons descontos em algumas atrações que queríamos ir.

Bem, voltando ao roteiro: ficamos hospedados no Ibis Kurfürstendamm (recomendo!!) do natal até na véspera do ano novo…

 

PARTINDO PARA POTSDAM NO ANO NOVO, DIA 28/12 a 2/1:

Potsdam

Potsdam

No dia 28 partimos para Potsdam, que fica a apenas 40 minutos de Berlim, uma pequena e graciosa cidade que tem passado glorioso: Potsdam era a a região de veraneio da realeza alemã e se mantem linda, tranquila e um dos maiores expoentes da cultura alemã de cidade pequena!
Ficamos lá no excelente Hotel Mercure Potsdam City, bem no centro, o melhor Mercure no qual já estivemos até hoje!

Potsdam, Hotel Mercure

Potsdam

Simplesmente incrível! Desde a belíssima vista para o Lago, que nos permitiu visão privilegiada dos fogos de ano novo, até o café da manha magnifico – inesquecível!!! = servido em seu elegante restaurante “Oscar“, pois Potsdam é permeada de História de Cinema, tendo por lá um Museu do Filme inclusive! E o Mercure tem o tema “cinema” em todo o Hotel.

Potsdam, Museu do Filme

O Hotel fica em frente ao lago da cidade, com um rio limpo… com patos, pessoas pescando e margeado por um jardim lindo mesmo no inverno. É a segunda vez que fomos a Potsdam no Inverno e fico imaginando como deve ser ainda mais bela essa cidade no verão….! (Um dia ainda volto lá no verão, anota ai!!) Cidade pequena, caminhávamos por toda a cidade, do hotel, até sua rua de compras para pedestres, além de passear pelo quarteirão holandês (Viertel Dutch)…

Potsdam, Quarteirão Holandês

só pegamos um bus e tram para revisitar o castelo “Sanssouci”, o imponente palácio de Verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia, (e atualmente “Patrimônio Mundial da Humanidade”) para o qual reservamos um dia, caminhando por seus belos jardins, desde o Novo Palácio de Potsdam (Neues Palais), onde encontra-se, ainda, o belo prédio da Universidade, passando pela “Casa Chinesa

Tendo ido para Potsdam, do dia 28 ao dia 2 de janeiro, tivemos um Ano Novo tranquilo, além de assegurar uma estada no hotel muito mais econômica que se ficássemos em Berlim e fizemos um hiato com mais natureza, para depois então, no dia 2 voltar para Berlim.
Pesquisamos na época e nao achamos informação, mas sim! Potsdam tem bela queima de fotos, só que espalhada por toda a cidade.
Ficamos no Hotel e foi um espetáculo assistir tudo do décimo andar… e vimos muitos locais preparados para ceia no reveillon, só precisava reservar, não é barato, mas sempre tem opção para quem quer comemorar o ano novo em Potsdam. Mas não se engane: é muito mais tranquilo que em uma cidade grande, certamente, é mesmo ideal para quem quer sossego nestes dias… ( alem de mais barato!)!

Ano novo em Potsdam

RETORNANDO À BERLIM APOS O ANO NOVO, DIA 02 a 09/01:

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

No retorno a Berlim, tentamos um Novotel no Mitte, mas acabamos conseguindo (graças ao staff compreensivo…) trocar por outro hotel da própria Rede Novotel, desta vez fomos para o Novotel Am Tiergarten que é beeem mais tranquilo, mais bonito e fica em frente a uma estação de trem regional e com vista total para o belo Tiergarten (recomendo muitíssimo este Novotel Am Tiergarten! Alem de boa localização e delicioso café, fica a 10 minutos de caminhada do Zoo. Recomendo e voltaria com absoluta certeza a lá me hospedaria, é realmente nota 10!)

Novotel Am Tiergarten

Vista do Novotel Am Tiergarten, Berlim

Ficamos ate dia 9 por Berlim, em mais uma viagem de férias fantástica… apenas com 1 defeito em 2017: nadinha de neve, necas de neve, nem em dezembro e e nem em janeiro. Único mês de janeiro que não vimos neve na Europa.
É ou não é mais um motivo pra voltar?
: /

 

DICAS DE ROTEIRO BERLIM:

Seguem dicas de nosso roteiro desta nossa segunda visita a Berlim e Potsdam no período de natal e ano novo.

KaDeWe: na época do natal é ainda mais linda!

Berlim KaDeWe

Reichtag:  agendamos, á véspera, uma visita ao Reichtag à noite! Vale super a pena! É grátis: só precisa agendar!

Reichstag, Berlim

Reichstag, Berlim

Berlim, entorno do Reichstag

– Nos esbaldamos toda noite em uma “Feirinha de Natal” a noite, já no primeiro dia!

Gedächtniskirche, na praça Breitscheidplatz

 

 

– “Museu Bode Museun” – Well…. não seria um museu para chamar de “inesquecível”, muitas arte sacra medieval, eu particularmente não gosto… Mas ele é notável por sua arquitetura e seu café. Tendo tempo, vá! Em torno de 10 euros a entrada. E tome um café com torta por lá!

Bode Museum

Café do Bode Museum

– Depois do Museu, boa cerveja! Visitamos a “Brauhaus Lemke” ali no “Hackescher Markt“. Mas a cervejaria em si, apesar de bonita e grande, é meio baixo astral de tarde…. Mil vezes a Lemke que tem em Charlotteburger, também em Berlim, porem fora do centro!

Cervejaria Lemke, de Berlim.

Reichtag” à noite: sensacional já tínhamos ido de dia e retornamos a noite com vista ainda mais bonita!

Berliner Unterwelten , Bunker da II Guerra, em Gesundbrunnen – Simplesmente Imperdível pra quem gosta do tema “Segunda Guerra”!!! Um tour dentro de um Bunker que utilizou na estrutura existente do metrô durante a segunda guerra
Na primeira vez que visitamos Berlim, não conseguimos vaga. Porem desta vez, vimos a agenda certinha no site deles, chegamos cedo e conseguimos fazer o tour em Espanhol.
Apesar do Guia falar espanhol muitooo rápido, foi um dos melhores sobre a II Guerra que fizemos até hoje!!!
Vá!!! Não deixe de ir! (na Estação de metro “Gesund Brunnen.)

Visita guiada ao antigo Bunker Nazista

Berliner Underwelten - Bunker Nazista

Berliner Underwelten - Bunker

Mercados Markthalle Neun no Bairro Kreuzberg: (Eisenbahnstr.42, Estação “Görlitzer Bahnhof”, Linha U1.)
Fomos, mas eu não recomendo… achei as imediações na verdade, não muito seguras, principalmente no entorno do metrô. Vá, mas tome cuidado…eu não voltaria não….apesar de todas as quintas ter comidinhas de vários países, achei meio furada esse deslocamento para comer….

Museu da Tecnologia – é bem grande, um ticket dá acesso a dois prédios imensos, é um museu perfeito para crianças, mas se voce tiver muitos dias e quiser encaixar, dá para passar horas bem agradáveis por lá…

Dica: agende a visita à Cervejaria BRLO no mesmo  dia que for ao Museu da Tecnologia, pois fica perto, na mesma estacão  de metro, inclusive…

Museu da Tecnologia em Berlim

Museu da Tecnologia em Berlim

Feirinha da Gendarmemarkt = cobram 1 euro pela entrada, mas é sem dúvida a melhor ferinha de Berlim (quer dizer, perde para de Charlotteburge, se me permitem…)

Ilha dos Museus e pela Catedral de Berlim: não entramos de novo, mas vale passar em frente varias vezes.

Ilha dos Museus, Berlim

Fórum do Palácio de Berlim – Ali em frente a ilha dos Museus, tem o fórum temporário do Castelo de Berlim conta a História do Castelo e de onde pode se ver esta grande obra de reconstrução histórica através de um visor…
O Fórum do Palácio de Berlim  é em parceria com a Samsung e a Universidade de Humboldt e tem entrada grátis! Ainda ganhamos um livro super bacana, acredita?
Prometi voltar a Berlim para sua inauguração! Será que dá? Amem!

Museu Judaico de Berlim – Achei complicado de chegar e , sendo honesta, fiquei beeeeem desapontada com o museu em si…. ! Mas, do ponto de vista da arquitetura, é interessante, com pelo menos uma obra que merece ser vista, que são milhares placas de ferro com rostos esculpidos, onde se caminha sobre as mesmas para chegar na outra ponta. Interessante e faz refletir.

Museu Judaico de Berlim

Museu Judaico de Berlim

HB em Berlim“! Uma cervejaria enorme (mas ainda assim menor que a de Munique) com cerveja honesta e varias opções de prato fartos (é uma daquelas vezes que dá desejo de desistir de ser vegetariano..rs)

Cervejaria HB, em Berlim.

Charlottenburger” (Linha “U2” Estação “Sophie-Charlotte-Platz”) visite, é imperdível, tire um dia para esta visita, vale muito a pena ver os aposentos da dinastia dos reis da Prússia, que cá entre nos, tinha muito bom gosto! Vale demais a visita.
Além disso depois tem ainda a excelente feirinha de natal, na parte externa dos imensos palácios e também a “Cervejaria Lemke de Charlottenburger”, imperdível para quem ama cerveja!

Schloss Charlottenburg

Cervejaria Lemke, de Berlim.

Flohmarket Tiergartem” – Não gostamos muito de “mercados de pulgas” (Flohmarket)ou de “mercados de antiguidade” , mas é interessante na Alemanha, com peças algumas que até parecem obra de arte…. e  tem um Flohmarket bacana bem em frente ao Novotel, no parque TierGarten.

Cervejaria BRLO” (Schöneberger Str. 16) – Eis mais uma descoberta imperdível em Berlim! Fica em uma estação do metro, fora da área turística, em um interessante galpão grande, onde elaboram a própria cerveja. Insista e entre: as cervejas ali produzidas são fantásticas, especialmente as versões IPAs, o interior e super bonito e a comida maravilhosa! Dica: não deixe de provar um purê com alho negro, que é o melhor purê de batatas que já comi na vida!
Fomos duas vezes, numa sexta só com reservas, não conseguimos jantar.
Num domingo a tarde, já conseguimos mesa com mais tranquilidade.

Dica: A Cervejaria BRLO fica perto do Museu da Tecnologia,se possivel encaixe ambos no mesmo dia, é a mesma estação de metrô…

Cervejaria BRLO

 

Cervejaria BRLO

Cervejaria BRLO

Campo de Concentração de Sachsenhausen em Oranienburg a 40 minutos de Berlim – Um Campo Concentração bastante completo, do ponto de vista histórico. Muito mais rico de detalhes que o de Dachau, em Munique, por exemplo) Era um campo para presos políticos, que depois acolheu todos os demais oponentes do regime nazista. Lá tem registro de pesquisas médicas  para catalogar as diferentes raças, á época visando embasar a Eugenia, tese propagada por alguns do alto escalão do partido nazista.
O interessante e mais triste deste campo é que passou às mãos dos soviéticos apos o fim da guerra, se denominando “Campo Especial I”.
Vale a pena conhecer.

Só uma dica: cuidado na hora de comprar o Ticket de transporte,. lá é a zona C só serve o o ticket “ABC” e vimos os fiscais multarem muitas pessoas dessa vez, abra o olho na hora de comprar o ticket!

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Topografia do Terror – Este prédio, no terreno da antiga sede da SS merece varias revisitas, tão rico é seu acervo e história retratada em fotos e textos.
Reserve não menos que uma manha ou uma tarde inteiras para visitar a Topografia do Terror e entender um pouco o que houve na Alemanha que permitiu a ascensão de um regime como o Nazismo nos anos 40. Ontem, praticamente.
É realmente Imperdível.

Centro de documentos Topografia do Terror, em Berlim

Centro de documentos Topografia do Terror, em Berlim

Alte Museun” – Com  acervo muito bacana, eu recomendo este museu! A coleção grega e etrusca te deixará de boca aberta. Impressiona ver o que nossos antepassados se expressavam com arte em muitos séculos antes da era cristã. Um espetáculo o acervo do Alte Museum!!

Berlim, Dom, Alte Museum

Alte Museum, Berlim

Alte Museum de Berlim, arte da grécia, Ilha dos Museus, alguns séculos A.C.!

Alte Museum, Berlim

DDR Museu“. Tem que ir estando em Berlim? sim. Mas fiquei meio desapontada. Já vi museu melhor em Leipzig do mesmo tema (republica oriental alemã) e achei melhor. enfim, vá mas não espere muito….(como eu!)

A “Gendarmenmarkt” vale visita fora do período de feirinha, onde se pode ver a espetacular simetria entre três belíssimos prédios que forma a Catedral francesa, a Catedral Alemã e o Conservatório de Música.

Estando ali é mesmo imperdível Ir na “Chocolateria Rausch” uma tradicional chocolateria que pertinho da praça “Gendarmenmarkt”.
No térreo e uma obra de arte feita de chocolates e no andar superior tem um chocolate quente com preço justo e simplesmente imperdível. De tomar rezando

 

Gendarmenmarkt, Berlim

Chocolateria Rausch, Gendarmenmarkt

Chocolateria Rausch, Gendarmenmarkt

Fábrica de porcelana KPM Berlim – E na rua atrás do Novotel Tiergartem tem uma magnífica fábrica de porcelana, na verdade um pequeno museu já que a fábrica tem mais de 200 anos de existência. Vale a pena visitar! Alem do prédio em si ser lindo, conta com uma bela exposição da porcelana através da História alemã, um breve passo a passo de como porcelana é feita até virar uma peça que muitas vezes são verdadeiras obra de arte, e tem também uma loja para compras (pros que tem coragem$..cuidado para não quebrar nada, pois qualquer porcelana ali é o preço de uma viagem à Europa…rsrs) nada que lembre outlet, ok? rsrsrs

E o melhor: a visita é gratuita!

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

Fábrica de Porcelana KPM, Berlim

East Side Gallery“, vale revisitas também, um verdadeiro museu aberto com tema “muro de Berlim” pintado sobre o próprio muro de Berlim, retratando as “Alemanhas divididas” e a benção de reunificação e da paz (na Alemanha e no mundo).

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Loja da Nívea” – Vale a pena revisitar

Revendedora da Mercedes” – Perto do “Novotel Am Tiergarten”, tem uma revendedora Mercedes-Benz que é um verdadeiro “paraíso” do automobilismo, além de ser suntuosa, ali sempre tem um sonho de consumo de qq cidadão que respira nesse mundo! Achamos até mais bacana que a Loja da Mercedes que existe na avenida Unter Den Linden… mas ambas merecem uma visita dos fãs da marca!

Revendedora da Mercedes, Berlim

Revendedora da Mercedes, Berlim

 

Fomos também desta vez na “Cervejaria Hopfingerbräu im Palais“, ao lado do Portão de Brandemburgo praticamente. Tomei uma excelente cerveja por lá!

Ônibus 100 – E a dica genérica, que a gente repete: pegue o ônibus 100! Ele faz um super “tour” pelos principais pontos turísticos de Berlim, vale comprar o passe diário *cerca de 7 euros) e fazer sua fazer sua rota completa várias vezes, descendo e subindo nas muitas e belas atrações de Berlim que este ônibus percorre!

No mais, visite a Torre de TV, se o tempo estiver bom, vale a visita! Depois passeie sem pressa nas imediações da “Pariser Platz” para apreciar cada detalhe do grande “Portão de Brandenburgo” e ver ali perto o “Monumento dos Judeus” …. Depois, percorra a espetacular avenida Unter Den Linden e observe sem pressa seus magníficos prédios, especialmente a da “Ópera de Berlim”, a “Universidade Humboldt” e dê uma passadinha pelo prédio da “Neue Woche“, até chegar na Ilha dos Museus ou siga até a torre de TV… Berlim definitivamente é é uma delícia de cidade, que merce várias visitas e – em cada uma delas – vários dias para passear sem pressa!


DICAS DO QUE FAZER EM POTSDAM:

Veja aqui mais sobre Potsdam

Castelo de Sanssouci “(Palácio de verão do rei Frederico, o Grande, foi construído entre 1745 e 1747) é um complexo que toma fácil um dia inteiro, tem lá a Cecilienhof, onde tiveram as negociações dos vitoriosos da II Guerra + os franceses (rsrs) e selaram o destino da Alemanha no pós guerra.
Quarteirão Holandês
Rua de compras
Igreja St. Nicholas
Portão de Brandenburg” de Potsdam
Museu do Cinema
Jardim da ilhazinha na entrada da cidade
Colonia Russa

Jardim margeando o rio…. ou vice versa, e formando uma pequenina ilha, em Potsdam:

Potsdam

 

Igreja de San Nichola, em Potsdam:

Potsdam

Quarteirão Holandes, em Potsdam:

Potsdam, Quarteirão Holandês

Caminhadas pelo jardim na ilha que é margeada pelo rio e lago em Potsdam:

Potsdam

Colonia Russa, em Potsdam:

Potsdam, Colonia Russa

dentre outros locais que se avista caminhando na cidade.


FOTOS DE BERLIM

Clique para navegar e ver as fotos de Berlim

Berlim 2017 e 2018

 


FOTOS DE POSTSDAM

Clique para navegar e ver as fotos de Potsdam:
Potsdam, Alemanha


Fotos:

Berlim Natal 2017 e Janeiro 2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *